Por Caio Bezerra
Para o Blog Editoria Geral, fui encarregado com a difícil tarefa de cobrir a editoria relacionada à Cultura. Através de pesquisas feitas em periódicos, mídias digitais e pesquisa de campo vou escrever resenhas referentes à: filmes, games, livros, música e eventos relacionados à cultura de um modo geral, sobretudo os produtos da mass-cult, conhecida também como Cultura de Massa.
Dois anos após o final da Segunda Guerra Mundial, em 1947, os filósofos e sociólogos alemães, Theodor Adorno (1903-1969) e Max Horkheimer (1895-1973), criaram em sua obra, Dialektik der Aufklärung, traduzida no idioma português como: “Dialética do Esclarecimento”, o termo e significado de: Indústria Cultural. No livro, os autores abordam a idéia como sendo fruto do desenvolvimento do sistema capitalista, que após o grande crescimento industrial e fortalecimento da mídia transformou a cultura de em “mercadoria”.
Com o surgimento e organização da Indústria Cultural, houve uma necessidade e procura muito grande pelo consumo de bens e entretenimento, vindos principalmente da: “Cultura Popular”. O principal conteúdo dessa cultura, também chamada de: “Cultura Pop”, é determinada principalmente (não exclusivamente) pelas indústrias que disseminam o material, como por exemplo: cinema, televisão, periódico (revistas/jornais) e outros meios de comunicação.
No livro escrito por Teixeira Coelho, intitulado de: “O que é Indústria Cultural?”, 99 páginas, 2003, brasiliense, o autor cita no primeiro capítulo uma classificação feita pelo escritor norte-americano, Dwight MacDonald, que dividiu as manifestações culturais em três categorias distintas; Cultura Superior, Cultura Média e Cultura de Massa. Um exemplo citado sobre produtos típicos da Cultura de Massa foram o rock’n’roll (Algumas pessoas consideram o estilo como pertencente à Cultura Média e dependendo da Superior) e as histórias de heróis contadas nas histórias em quadrinhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário