Por Lucas Pãntho
A seleção japonesa não irá mais disputar a Copa América 2011 que será disputada na Argentina. A decisão foi anunciada pela Federação de Futebol do Japão na manhã desta segunda-feira, 04, através do seu principal dirigente, Junji Ogura. A Conmebol, principal entidade do futebol sul-americano e organizador do evento, foi comunicada sobre a decisão dos japoneses durante a reunião na sede da confederação, em Luque, cidade próxima a Assunção (Paraguai). O motivo da desistência do Japão é a situação pela qual passa o país após o terremoto do dia 11 de março.
Segundo os dirigentes asiáticos a prioridade agora é a reconstrução do país e aliado a isso a federação japonesa tem encontrado dificuldades em contar com alguns dos seus jogadores que defendem os times europeus.
Embora tenha lamentado a decisão, o presidente da Conmebol, Nicolás Leoz, demonstrado compressão, deixou claro que isso não irá interferi nas relações entre a Conmebol e a federação japonesa de futebol. O Japão estava no grupo A, junto com Bolívia, Colômbia e a anfitriã Argentina. Para lugar do Japão, Leoz disse avaliar a possibilidade de convidar outra seleção para disputa do torneio que acontecerá entre 1º e 24 de julho.
Honduras, Costa Rica, Estados Unidos ou Espanha, são cotados como possíveis substitutos. Os espanhóis parecem mais perto de ocupar vaga deixada pelos samurais. Já que as seleções da Concacaf estarão na disputa da Copa Ouro que termina no dia 25 de junho. Neste caso só poderiam enviar equipes sub-23.
Nenhum comentário:
Postar um comentário