terça-feira, 14 de junho de 2011

4 Chan: conhecem a regra numero 1?

Khaell Kersul

4-Chan e considerado o maior site de imagens nos Estados Unidos com 10 milhões de visitantes por mes(sendo que quase metade desse numero e de americanos),o site e subdividido em 49 canais tematicos,cada um nomeado por letra entre barras(TV/ dedicado a televisão e cinema, an/relacionado a animais e naturezas e etc..)
Ainda nao precisa se caastrar por isso se tornando algo mais aberto e pratico para os usuarios,sao publicados cerca de 1 milhao de posts por dia.
O criador do 4-Chan e o novaiorquino Christopher Poole, 23, que usa o apelido virtual "moot". Ele tinha apenas 15 anos quando montou o 4chan.
O que e tão incrível no 4-Chan e o fato deles serem conhecidos pelos ataques a algumas celebridades.
O 4chan enganou Oprah Winfrey, maior apresentadora da TV americana. Toda séria, ela leu no ar a preocupante notícia de um suposto grupo de pedófilos - que dizia ter "9 000 pênis, todos para molestar crianças". Era uma informação falsa plantada pelo 4chan. 
O ator Tom Cruise e sua religião, a cientologia, também foram alvos. A seita começou a perseguir o Youtube, exigindo que ele deletasse um vídeo de treinamento estrelado por Cruise. 
Aí, usuários do 4chan decidiram reagir. Surgiu assim o Anonymous, movimento sem organização hierárquica, sem líderes claros (o termo “grupo”, inclusive, é repudiado) que orquestrou uma saraivada de ataques à cientologia - com direito a invasão de sites, trotes e passeatas em dezenas de cidades americanas. Mais recentemente, o Anonymous atacou a página da Mastercard e de outras empresas financeiras, que haviam bloqueado as doações ao site Wikileaks.


Quando os anônimos se juntam por um objetivo em comum, são grandes as chances de estardalhaço. Tanto que nas empresas de segurança online há equipes destinadas a ficar de olho no 4chan. “Esse monitoramento visa a identificar possíveis alvos e formas para proteger clientes”, explica Fioravante Souza, especialista da Trendmicro. Os anônimos não dão trégua. Em 2010, apareceu no YouTube o vídeo de uma menina, à beira de um rio, jogando filhotes de cachorro na água. E o 4chan decidiu reagir. "Encontrem essa vadiazinha idiota e joguem-na no rio", dizia um tópico criado no site. Com base somente nas imagens do vídeo ("ela é loira, tem cerca de 1,65m, é branca, usa um casaco vermelho com algo escrito que pode indicar a procedência da loja - e certamente tem Facebook"), começaram a investigar e conseguiram a proeza de desmascarar a menina, antes mesmo da polícia do país dela, a Bósnia. A agressora foi multada em cerca de R$ 11 mil.

  FÁBRICA DE MEMES 
Mas não são todos os usuários do 4chan que curtem aloprar a internet. Muitos estão lá para se divertir com vídeos e fotos que nada têm de perverso. Nos últimos anos, o 4chan deu à luz muitos memes (modas efêmeras que se espalham como rastilho de pólvora na internet). Como as imagens de gatos em poses fofas com frases sem sentido, os "lolcats". Tudo começou em 2007, quando surgiu o Caturday, dia dedicado aos gatos no 4chan. A coisa ficou tão popular que um usuário do site criou o blog Icanhazcheezburger.com, que é dedicado a fotos de gatos e foi vendido por US$ 2 milhões. "Eu me lembro quando memes como ‘epic fail’ (expressão usada para se referir a uma burrada ou trapalhada de grandes proporções) apareceram no 4chan. Agora eles estão em toda a web”, conta o estudante Filipe do Couto Paula, 20, com uma ponta de orgulho de quem viu algo virar moda.

 4chan também ressuscitou o cantor Rick Astley, astro dos anos 80. Tudo graças a uma brincadeira chamada Rickroll, que consistia em citar um link supostamente interessante - mas que na verdade levava ao clipe da música “Never Gonna Give you up”. Uma bobeira, mas que ganhou proporções enormes: uma pesquisa do instituto SurveyUSA indicou que cerca de 18 milhões de pessoas foram “rickroleadas”

Os feitos, os memes e até os inimigos do 4chan estão registrados na Encyclopedia Dramatica (encyclopediadramatica.com), uma espécie de Wikipédia do submundo da internet. O site também lista e explica as 47 "regras da internet", criadas pelos anônimos nos primórdios do 4chan. A primeira regra da internet é “não fale sobre /b/”. A segunda é “não FALE sobre /b/” (é, Clube da Luta também é referência constante para eles). Além das duas, a regra mais conhecida é a 34: “se uma coisa existir, há uma pornografia dela, sem exceções” (ou seja, tudo que está na internet tem uma versão pornô). 

Outros mandamentos deles são “nada deve ser levado a sério” e “sempre haverá uma m***a maior do que a que você acabou de ver”. É verdade. Seja para fazer um protesto, criar uma moda, dizer algo obsceno ou simplesmente zoar alguma coisa, os 4channers estão em toda parte. Um dia, quem sabe, Kim Jong-Il, cujo filho é notório admirador de Eric Clapton, receba Justin Bieber em sua Coreia do Norte. Aí sim seríamos surpreendidos novamente com um “epic troll”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário